-
Arquitetos: Behet Bondzio Lin Architekten
- Área: 1580 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:YuChen Chao Photography
-
Fabricantes: Dornbracht, Bulthaup, Villeroy & Boch, Vintec
Descrição enviada pela equipe de projeto. Muitas vezes podemos reconhecer pelos telhados de uma região como sua arquitetura se desenvolveu para se adaptar às suas condições naturais e culturais. Os edifícios comuns em Pintung exibem uma grande variedade de estruturas de telhado para lidar com as condições climáticas voláteis, com temperatura média de 30 a 34 graus Celsius durante a maior parte do ano e um clima tropical úmido durante todo o ano.
A vida comunitária é apreciada principalmente em zonas sombreadas entre espaços interiores e ruas descobertas. Ele assume a forma de galerias, copas, folhagens de árvores, pavilhões e templos.
As estruturas temporárias de telhado de metal podem parecer inautênticas, mas são fiéis a uma solução de construção regional que é versátil, mutável e pragmática.
Localizado na região tropical de Pintung Township, no extremo sul de Taiwan, este edifício para 2 famílias de várias gerações (cada uma composta por 8 unidades) se desenvolve em um longo volume linear com 16 telhados/terraços empilhados e deslocados.
A forma, a profundidade e a filtragem de luz de cada saliência individual dependem do espaço interno atrás dela. As amplas salas de estar têm terraços ajardinados no térreo. Os quartos principais acima têm jardins no terraço, enquanto as salas de leitura têm grandes janelas salientes para excelentes vistas, mas a sombra é fornecida pela saliência profunda. Os quartos possuem
60 graus é a inclinação mais eficiente para proteção solar em Taiwan. A chuva que cai desliza de uma cobertura para a próxima até o jardim, molhando a vegetação e, finalmente, escoando para o coletor de água que recicla a água de volta ao prédio.
As saliências protegem o interior da chuva e reduzem a entrada de calor (conseguida também pelo uso de cimento Portland branco). Eles também permitem que os habitantes abram suas janelas a qualquer momento para permitir a ventilação cruzada e resfriar os quartos.
Além disso, proporciona-lhes aquela preciosa área sombreada para uma forma de vida mais verde e saudável. Por fim, o deslocamento dessas coberturas estimula a comunicação entre os níveis/unidades.